Ambiental, Social e Governança
ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social anda governança, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares wins. Surgiu de uma provocação do secretário-geral da ONU Kofi Annan a 50 CEOs de grandes instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.
O entendimento e aplicabilidade de critérios ESG pelas empresas brasileiras é, cada vez mais, uma realidade. Atuar de acordo com padrões ESG amplia a competitividade do setor empresarial, seja no mercado interno ou no externo. No mundo atual, no qual as empresas são acompanhadas de perto pelos seus diversos stakeholders - grupo de pessoas com interesse em determinada empresa -, ESG é a indicação de solidez, custos mais baixos, melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades.
Com mais de 20 anos no mercado de Telefonia Móvel, a GERTEL, tem como foco fornecer serviços de alta qualidade e implantou o programa ESG. Integram a equipe da empresa mais de 30 funcionários, todos comprometidos com os três pilares.
Para fortalecer o compromisso com a ESG, a empresa criou um comitê para debater, planejar, executar e analisar os processos relacionados ao ESG, com a participação dos funcionários.
Ambiental
São as ações da empresa voltadas para o meio ambiente, que envolvem comportamentos relacionados ao consumo dos recursos naturais do planeta, emissão de carbono e outros gases poluentes, aquecimento global, eficiência energética, gestão de resíduos, poluição do ar e da água etc.
Pode parecer um pilar distante para empresas que não estão ligadas diretamente à emissão de gases poluentes, por exemplo, no entanto, ao ignorar pontos importantes como reciclagem ou descarte de resíduos danosos ao meio ambiente, como aparelhos tecnológicos, a sua empresa está falhando neste pilar.
Na GERTEL
- A GERTEL Telefonia Móvel demonstra compromisso com práticas ambientais responsáveis. A empresa utiliza energias renováveis, como energia solar, para reduzir a pegada de carbono.
- Possui um plano de gerenciamento de resíduos que inclui reciclagem e descarte adequado, em todas as áreas da empresa, visando minimizar o impacto ambiental e promover a sustentabilidade.
- Evita a poluição das águas, assegurando o descarte adequado de substâncias tóxicas para preservar os recursos hídricos e saúde do meio ambiente.
- As salas de cafezinho/refeições estão adequadas com lixeiras, para separação do lixo seco e orgânico.
- A empresa também adota medidas de prevenção e gestão de risco para garantir a continuidade de suas operações.
- Utiliza ar-condicionado central, com cada departamento tendo autonomia para utilizá-lo de forma silenciosa.
Social
Leva em conta como a organização lida com fatores sociais como: inclusão e diversidade, relações de trabalho com colaboradores, clientes, fornecedores, respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas, relações com as comunidades, entre outros.
Este pilar do ESG tem se tornado cada vez mais importante, tanto na nossa sociedade como também dentro das organizações, já que, cada vez mais, investidores estão apoiando empresas que estão prezando pelo bem – mental e físico – dos colaboradores.
NA GERTEL
- O grupo se preocupa com fatores sociais, incluindo inclusão e diversidade, relações de trabalho com colaboradores, clientes, fornecedores, respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas, e relações com comunidade.
- A empresa tem um departamento – Equipe de Engajamento – para cuidar da parte de eventos e ações sociais.
- São promovidos eventos para funcionários, como festas temáticas e campanhas sociais, como ‘Abrace o Inverno” e auxílio em projetos sociais, como a formação de atletas/cidadãos.
- Tem espaço específico para os funcionários utilizarem para o descanso e às respectivas refeições.
- Políticas de inclusão e diversidade estão em vigor, incluindo banheiros específicos e apoio a comunidade LGBT.
- Promove o bem-estar no ambiente de trabalho com confraternização em datas especiais, organizadas pela Equipe do Engajamento, como Dia dos Pais, Campanhas de Prevenção de Saúde, Dia das Mães, Festa Junina, Natal e Festa dos Funcionários.
Governança
Por fim, o G da sigla ESG significa governança, que é um conjunto de princípios e mecanismos que ajudam a empresa a tomar decisões e manter relações com a sociedade com boas práticas de gestão e normas éticas.
Esse conceito está relacionado à transparência de dados, à criação de protocolos de conduta corporativa, manutenção de comitês de auditoria ou de compliance, assim como canais de denúncia para os funcionários da empresa.
NA GERTEL
- Seguimos rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD -, estabelecendo princípios e regras para o tratamento de dados pessoais, com foco na transparência, coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados.
- Valoriza a diversidade de gênero, com a maioria dos funcionários sendo do sexo feminino, incluindo uma gestora de grupo.
- Possui um código de ética, um canal de reporte e tratamento de denúncias e oferece treinamento aos funcionários.
- Realiza reuniões semanais de planejamento e projeções, envolvendo diretores e gestores de cada área.
- Um plano/projeto de incentivo ao desenvolvimento de seus funcionários, incentivando a participação em congressos, feiras e palestras.
- Programa de compliance, que estabelece ações e práticas alinhadas aos valores da organização.
-Due diligence - analisa as informações sobre uma empresa, antes de concretizar novas parcerias, que avaliam os riscos de se envolver em possíveis irregularidades.